quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROGRAMA PROFUNCIONARIO


INFORMAÇÕES
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso terá as seguintes atribuições junto ao Programa:
            a) apresentar ao Ministério da Educação plano de trabalho global, elaborado em conformidade com os requisitos e critérios definidos pela SETEC/MEC, nos prazos estipulados;
            b) articular-se com as secretarias estaduais e municipais de educação para consecução dos objetivos do Programa;
            c) selecionar, de acordo com as diretrizes definidas pela SETEC/MEC, os bolsistas que desempenharão funções de coordenação, professores e tutores, se houver, obedecendo aos requisitos da Lei nº 11.273/2006 e do Manual de Atribuições dos Bolsistas da Rede e- Tec Brasil, aprovado em Resolução do FNDE vigente;
            d) selecionar os cursistas, em conformidade com as diretrizes da SETEC/MEC de acordo com os objetivos do Programa;
            e) realizar o acompanhamento técnico-pedagógico dos cursos oferecidos;
            f) expedir certificados aos cursistas aprovados nos cursos;
            g) garantir livre acesso às suas dependências a representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC e do FNDE, quando em missão de avaliação e acompanhamento;
            h) articular as ações do Programa com as atividades da Rede e-Tec Brasil, principalmente com objetivo de observar o princípio da economicidade;
i)              informar tempestiva e oficialmente à SETEC/MEC ocorrências que indiquem a permanência, suspensão ou cancelamento do pagamento aos bolsistas vinculados ao Programa.
            A matriz curricular do curso está organizada por módulos sequenciais, contando com uma carga-horária total de 1.250 horas, sendo 50 horas destinadas ao módulo introdutório: Fundamentos e Práticas da EAD, 300 horas destinadas ao módulo Formação Pedagógica, 150 horas destinadas ao módulo Formação Técnica Geral, 450 horas destinadas ao módulo Formação Específica e 300 horas destinadas à Prática Profissional Supervisionada (PPS).
            Integralização dos cursos se dará em no mínimo 18 (dezoito) meses e no máximo 24 (vinte e quatro) meses, incluindo a Pratica Profissional;
            O projeto pedagógico prevê para o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação, um encontro semanal,  no período da manhã ou da tarde, com a transmissão de 06 (seis) tele aulas com a duração de 35 (trinta e cinco) minutos. Por obedecer à metodologia de aulas geminadas, os alunos assistirão as 06 (seis) tele aulas geminadas, ou seja, as 03 (três) disciplinas da mesma etapa, com intervalo de 05 minutos entre cada duas aulas, momento em que ocorre a troca do professor e disciplina.
            As tele aulas serão produzidas e apresentadas em tempo real pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná e estarão centradas na exposição e discussão dos conteúdos, a partir dos textos de referências indicadas no livro didático. Serão ministradas por professores com amplo conhecimento teórico e prático, com o objetivo de conduzir e orientar os alunos nesse processo, para que atinjam o objetivo principal que é a formação profissional.
            Para cada unidade curricular serão disponibilizados tutores a distância todos os dias da semana, conforme cronograma da coordenação de Curso;
            A comunicação com a tutoria poderá acontecer através do telefone DDG (0800) e do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
            Seguindo a seguinte ordem semanal:
                        Curso técnico em Multimeios Didáticos – nas segundas-feiras
                        Curso técnico em Alimentação Escolar – nas terças-feiras
                        Curso técnico em Secretaria Escolar – nas quartas-feiras
                        Curso técnico em Infraestrutura Escolar – nas quintas-feiras
            O IFMT em parceria com a SEDUC estão trabalhando no sentido de organizar a  estrutura e as condições necessárias para iniciar as aulas em agosto de 2012. A servidora Silvia Maria dos Santos Stering (silvia.stering@ifmt.edu.br), responde pela Coordenação Geral do Programa e a Professora Izolda Marques (izolda@seduc.mt.gov.br), representante da SEDUC, responde pela Coordenação Adjunta do Programa.

Observação:
As inscrições para os servidores estaduais estão sendo feitas  nos Centros de Formação para os Profissionais da Educação Básica (Cefapros) onde houver, e ou, nas assessorias pedagógicas de sua cidade, de onde serão encaminhadas ao Cefapro de seu pólo.
Os servidores municipais deverão procurar o responsável na Secretaria Municipal de Educação e esta deverá encaminha as inscrições ao Cefapro de seu pólo.
Todos os servidores que efetivaram suas inscrições de Março de 2011 até a presente data, já estão com matriculas confirmadas no curso! Solicitamos que aqueles que ficaram com documentação pendente, que procurem regularizar, pois ela poderá ser indeferida!

Profª Izolda Maria Marques
Secretaria de Estado de Educação - MT
Superintendencia de Formação dos Profissionais da Educação Básica.
Fone: ( 65 ) 3613-6451 Celular: (65) 92379030
96450718

Nenhum comentário:

Postar um comentário